Para
realizar a análise sobre a escolha entre sabores e marcas de goma de
mascar foram convidadas 8 pessoas com idade de 18 à 21 anos e
utilizados os modelos teóricos de Schwartz (2004) que explica que a
grande quantidade de escolhas presentes na vida das pessoas afeta o
processo de decisão do consumidor e as pessoas escolheram as marcas
e sabores com maior divulgação e visibilidade pois tem medo de
fazer escolhas erradas, mesmo que as consequências sejam mínimas no
caso da goma de mascar. Porém, vale destacar que a grande
preocupação com a melhor escolha está ligada ao preço que se paga
por ela, ou seja, a questão financeira apresenta grande influência
sobre o processo decisório. Por isso, elas preferem comprar uma
marca e/ou sabor de goma de mascar a qual já conhecem e apresentam
afinidade. Já a pesquisa para saber o que motiva e determina a
compra e o consumo de chocolate foi realizada com homens e mulheres
de 15 a 34 anos constituindo 130 pesquisados onde, duas teorias se
complementam e fornecem bases para auxiliar no entendimento do seu
comportamento, que são o modelo de Howard-Sheth e algumas teorias da
motivação. Onde a compra é realizada racionalmente após
informações, eleição da melhor marca informações do produto e
após isso a compra do mesmo.
Fontes
de pesquisa:
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