domingo, 30 de março de 2014

Tipologias do consumidor


TIPOLOGIA POR CRITÉRIOS DEMOGRÁFICOS

Esse tipo de critério é muito utilizado nas pesquisas de mercado, mas ainda não há resultados suficientes que sustentem essa ligação.
Faz análises macroeconômicas. Pode-se, por exemplo, perceber uma migração das classes A e B do centro das cidades para a periferia, mais especificamente para condomínios fechados, o que auxilia no planejamento urbano e nos negócios imobiliários.
TIPOLOGIA POR CARACTERÍSTICAS DA PERSONALIDADE
COGNITIVOS
São os responsáveis pelos processos típicos de raciocínio, de lógica e de padrão de solução de problemas. Para alguns negócios, como o de brinquedos educativos, o tipo cognitivo do consumidor é muito importante.
EMOCIONAIS
Outro conjunto de variáveis sobre traços de personalidade refere-se ao lado emocional. Características como introversão ou extroversão (entre muitas outras) podem explicar o modo de compra e de consumo de produtos e serviços. Exemplo, viajar é ótimo para o extrovertido, já o introvertido prefere jogar xadrez no computador.
ATITUDES
A atitude é basicamente um julgamento e uma disposição afetiva em relação aos fatos, às pessoas e aos objetos. Alguém pode, por exemplo, não gostar de pessoas que usam piercing; isto significa que esse sujeito tem uma atitude negativa em relação ao piercing e a seus usuários. Os valores e as atitudes são pessoais e praticamente infinitos, embora possam sofrer influencia social.
TIPOLOGIA POR ESTILO DE VIDA
Recentemente têm surgido estudos sobre outra categoria de de tipologia denominada estilo de vida, que une as variáveis psicográficas com as rotinas de vida das pessoas, expressões populares como patricinha, playboy, socialite, dona de casa insatisfeita, pai preocupado, naturalista, politicamente correto referem-se a maneiras de levar a vida.
TIPOLOGIA PELO CICLO DE VIDA DO PRODUTO
É uma classificação quatro tipos de consumidores, descritos a seguir.
Os chamados Inovadores compram o produto logo no lançamento.
Os chamados Adotantes também querem produtos e serviços novos, mas se diferenciam dos inovadores por terem o aspecto racional de não se arriscar imediatamente.
O terceiro tipo é o chamado de Seguidor. Ele só compra o produto quando já houve experimentação o suficiente, os fabricantes já colocaram produtos melhorados no mercado e o preço tornou-se estável. Finalmente o último tipo, chamado de Acomodado ou Comprador Tardio, só compra produtos em declínio. Ele espera as promoções e queima de estoque para comprar.
TIPOLOGIA PELO MODO DE COMPRA
Em algumas áreas de negocio, como as de lojas e shoppings, a decisão de compra e consumo não parece seguir um processo muito complexo. Há indícios de que o momento crítico é a hora da compra propriamente dita. Aceitando-se esse pressuposto criaram-se algumas tipologias do consumidor no momento da compra. A divisão mais explorada diz respeito às variáveis compra racional e compra por impulso. Para se construir uma tipologia modo de compra, é necessário conhecer as intenções e modos de compra das pessoas, relacionando-os com suas características demográficas e psicográficas. Os críticos desse modelo comentam que não há evidencias cientificas de relações entre as características de personalidade, medidas pelos testes, e a previsão de modos de compra.

Fonte: GIGLIO, Ernesto M. O comportamento do consumidor. 2. ed.rev.ampl. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2002.



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