A
cada dia nos deparamos mais com uma Teoria do Comportamento do
Consumidor, onde acabamos participando e adotando costumes aos quais
acabamos não notando, a TEORIA SOCIAL é o grande exemplo disso.
A
Teoria Social surgiu após não ser
possível encaixar a maneira como as pessoas consomem em um padrão,
devido a individualidade de cada pessoa, devido a essa observação
surgiram várias teorias sobre o comportamento dos consumidores,
teorias racionais, comportamentais, sociais, existenciais e
de motivação.
Para
dar exemplo dessas teorias escolhemos as Teorias Sociais.
Essa
teoria acredita também que as pessoas tendem a consumir, sem
questionar, produtos dos quais ela possui referencia, por
exemplo, nossas mães nos ensinam a consumir uma determinada marca de
leite, então faremos isso automaticamente sem questionar.
acredita-se também que muitas vezes as pessoas podem abrir
mão da sua liberdade de escolha, ou até da sua necessidade pessoal
para seguir as tendências do seu grupo, provavelmente as
pessoas agem assim por causa do almejado reconhecimento
social e pela tendencia de a pessoa ser mais reconhecida pelo que
possui do que pelo que é realmente.
descobrimos
que as teorias sociais estão ao nosso redor, coisas que nem chegamos
a perceber, como por exemplo o porque de comprar tal marca de sabão
em pó, ou o restaurante para almoçar, ou uma marca de roupa e por
ai vai, todas estas atitudes que temos durante o nosso dia a dia se
encaixa perfeitamente nas teorias sociais, onde acabamos fazendo as
escolhas automaticamente sem questionar, devido a influência que
recebemos das pessoas ao nosso redor. O
poder de um grupo em criar ou mudar o comportamento de consumo de uma
pessoa é muito grande dependendo da pessoa.
Então
consumimos por que vemos pessoas próximas consumirem o mesmo
produto? Não, compramos porque fazemos parte daquele GRUPO SOCIAL. Existem
grupos sociais na igreja, escola, família, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário