sábado, 8 de março de 2014

Teorias Sociais do Comportamento do Consumidor - Teoria Social

A cada dia nos deparamos mais com uma Teoria do Comportamento do Consumidor, onde acabamos participando e adotando costumes aos quais acabamos não notando, a TEORIA SOCIAL é o grande exemplo disso.
A Teoria Social surgiu após não ser possível encaixar a maneira como as pessoas consomem em um padrão, devido a individualidade de cada pessoa, devido a essa observação surgiram várias teorias sobre o comportamento dos consumidores, teorias racionais, comportamentais, sociais, existenciais e de motivação.
Para dar exemplo dessas teorias escolhemos as Teorias Sociais.
Essa teoria acredita também que as pessoas tendem a consumir, sem questionar, produtos dos quais ela possui referencia, por exemplo, nossas mães nos ensinam a consumir uma determinada marca de leite, então faremos isso automaticamente  sem questionar. acredita-se também que muitas vezes as pessoas podem abrir mão da sua liberdade de escolha, ou até da sua necessidade pessoal para seguir as tendências do seu grupo, provavelmente as pessoas agem assim por causa do almejado reconhecimento social e pela tendencia de a pessoa ser mais reconhecida pelo que possui do que pelo que é realmente. 
descobrimos que as teorias sociais estão ao nosso redor, coisas que nem chegamos a perceber, como por exemplo o porque de comprar tal marca de sabão em pó, ou o restaurante para almoçar, ou uma marca de roupa e por ai vai, todas estas atitudes que temos durante o nosso dia a dia se encaixa perfeitamente nas teorias sociais, onde acabamos fazendo as escolhas automaticamente sem questionar, devido a influência que recebemos das pessoas ao nosso redor. O poder de um grupo em criar ou mudar o comportamento de consumo de uma pessoa é muito grande dependendo da pessoa.
Então consumimos por que vemos pessoas próximas consumirem o mesmo produto? Não, compramos porque fazemos parte daquele GRUPO SOCIAL. Existem grupos sociais na igreja, escola, família, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário