sábado, 8 de março de 2014

Correntes teóricas de apoio para estudos sobre o consumidor - Positivismo

As grandes correntes de pensamento que dão suporte ao estudo do consumidor são: O positivismo, o estruturalismo, o sistemismo e a fenomenologia.

O comportamento do consumidor só se tornou uma matéria de estudo realmente importante e independente na segunda metade dos anos 60, quando a ótica do marketing substituiu a perspectiva das vendas na empresa.
A razão que impulsionou o seu aparecimento, como “ciência”, foi a necessidade de criar um instrumento que permitisse prever a reação dos consumidores às mensagens promocionais e compreender os motivos pelos quais se tomam as decisões de compra.
Depois da 2ª Guerra Mundial, em quase todos os países, os objetivos de marketing eram as vendas em grandes quantidades de produtos pouco diferenciados. A estratégia que operava nas organizações era a da produção, já que os consumidores estavam mais interessados em obter o produto, independentemente dos seus objetivos.
Mas os modelos de consumo mudaram radicalmente, os consumidores procuram agora quando compram, conseguir a máxima qualidade e diferenciação nos produtos, ou seja, escolher o produto que tenha mais a ver com ele.
No início dos anos 60 o comportamento do consumidor começa a ser estudado em si mesmo.
A primeira corrente que desenvolveu o conceito de comportamento de consumidor é conhecida como modernismo ou positivismo, que pretendia conhecer a forma como o consumidor recebe, armazena e utiliza a informação sobre o consumo. Assim poderiam conhecer as suas formas de consumo e influir sobre elas.
Para o positivismo os indivíduos são racionais e tomam as decisões depois de ponderar as alternativas.
O positivismo tem dois modos de raciocínio utilizados no comportamento do consumidor . Um deles é a indução, utilizada nas pesquisas de mercado e nas ciências experimentais. Consiste em um método de observação de um numero de casos particulares para se concluir uma lei geral, porém,, que a partir de alguns exemplos particulares pode-se criar uma lei geral do fenômeno, um exemplo disso é que algumas senhoras consumidoras compram tal pasta de dente por ela estar próxima do caixa, e não nas prateleiras . A maioria das pesquisas de mercado segue esse raciocínio . Um dos propósitos científicos do positivismo são o controle e a previsibilidade , mas estes ficam como suspeita pois , como poderíamos prever a certeza de venda de um produto? A Indução foi criticada por alguns positivistas, pois nunca se pode pesquisar todas as ocorrências do fenômeno, o que levanta algumas dúvidas
Existe uma abordagem do comportamento do consumidor que consiste em criar tipos predominantes de consumidores. O pressuposto dessa abordagem está em uma base positivista de generalização( existe um tipo de consumidor típico com as características) e de previsão ( se a pessoa faz parte de determinado grupo desse tipo , irá se comportar assim…)
Outro implícito modo de raciocínio da corrente do positivismo é o dedutivo que consiste em previsões sobre fenômenos isolados, a partir de uma lei geral. Essa teoria pode ser iniciada com qualquer preposição sobre o assunto, e com base em pesquisas e um esquema de experimentação e erro, a teoria é reformulada.. A partir de uma lei geral como exemplo: mulheres que costumam fazer compras quando estão de mal humor , dai faz–se previsões sobre fenômenos sobre isolados como: a mulher de mal humor irá fazer compras.
Como os fenômeno humanos são mutáveis, as teorias positivistas sobre o comportamento humano acabam criando explicações rígidas , ou estanques, que não acompanham essas mudanças. Isso porém não tem impedido que o modelo seja amplamente utilizado, pois apresentam soluções de controle e previsão sobre o comportamento do consumidor.

http://filosofiadeconsumidor.blogspot.com.br/2013/04/positivismo-o-positivismo-defende-ideia.html
Estudo feito sobre o Livro: Comportamento do Consumidor Autor: Ernesto Michelangelo Giglio 3ª Edição, abordando o Capitulo: 01 – Os pontos de partida dos modelos científicos e a noção de ser humano.

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